Criado em diversos países, como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia, assim como na Europa, o gado da raça Angus é originário do nordeste da Escócia e tem sido aperfeiçoado ao longo de mais de duzentos anos. É encontrado nas variedades Aberdeen Angus e Red Angus, com pelagem preta (Aberdeen) e vermelha (Red,) e é mocho (não tem chifres). São animais de grande porte: as fêmeas adultas têm tamanho entre 125 e 140 cm e os machos adultos,135 a 150 cm, pesando, respectivamente, 550 a 700 kg e 900 a 1000 kg.
Sua carne, com inigualáveis sabor e maciez, levemente marmoreada, suculenta e tenra, é altamente apreciada, sendo considerada uma das melhores do mundo. Isto se deve a uma distribuição perfeita e uniforme de sua gordura no tecido muscular, conferindo à carne um sabor singular. Durante o preparo, o calor derrete a gordura parcialmente e impregna a parte magra, tornando-a mais tenra e saborosa.
O gado Angus é bastante rústico, manso e adapta-se facilmente a diferentes climas, pastos e a diversas condições ambientais, o que torna sua criação grandemente valorizada. Outras características muito positivas desta raça são a fertilidade alta (as vacas atingem a idade de reprodução com cerca de 15 meses), a facilidade de parto, uma boa conversão alimentar, além de atingirem o ponto de abate mais rapidamente: os bezerros podem ser abatidos com peso entre 340 e 400 kg, com aproximadamente um ano.
Além das já mencionadas variações Aberdeen Angus e Red Angus, criamos também as raças Brangus, com grau de sangue 5/8 Aberdeen Angus e 3/8 zebuínos (Brahman, Nelore, Tabapuã) e a raça Ultrablack, com grau de sangue com, no mínimo, 80% de grau de sangue Aberdeen Angus e, no máximo, 20% zebuínos.