No sábado, dia 29 de julho de 2024, alunos dos cursos técnicos em Zootecnia e Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro – o SENAR – realizaram a primeira atividade externa da graduação na Fazenda Cananéia, localizada em Vassouras no Estado do Rio de Janeiro.
Os alunos foram recebidos com um simpático café da manhã que proporcionou um momento de integração antes do início das atividades. Em seguida, participaram de uma apresentação no auditório da fazenda, onde ouviram a Sra. Raquel Lima, coordenadora regional e pedagógica de ensino técnico e de inovação e conhecimento do SENAR, os Doutores Ricardo Mansur, médico veterinário e responsável pelo curso, Rodolfo Tavares, presidente da Federação de Agricultura e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Geraldo Calmon, proprietário da fazenda e anfitrião do evento, e Jomar Silva, médico veterinário e gestor da Fazenda Cananéia. Nesse momento, foi exibido um vídeo institucional apresentando a fazenda e um resumo de suas atividades. Concluindo a apresentação, o Sr. Luciano Lima, agrônomo e Assessor Técnico do Banco do Brasil, falou sobre Crédito Rural e as possibilidades de atuação do Técnico após sua formação.
Após a apresentação, foram iniciados os trabalhos em campo e os alunos visitaram a área de silagem da fazenda, onde o grão de milho, colhido por uma máquina autopropelida, é acrescido de água e acondicionado em silos bag para ser oferecido aos animais. Este processo garante alimentação para o ano todo.
Os alunos visitaram a área de alimentação de bezerros, que são mantidos em regime de creep feeding, que é uma técnica de alimentação suplementar, usada para fornecer nutrientes adicionais a animais ainda em fase de amamentação, promovendo um crescimento mais rápido e saudável, com os bezerros sendo desmamados com 5 meses de idade, com uma média de peso vivo de 200 quilos, índices muito além da realidade nacional.
Na sequência, ocorreu a visita à estação de irrigação da fazenda, um projeto inovador, onde foram explicados o funcionamento e a importância desse tipo de procedimento de irrigação. Desenvolvido em Israel, este é um sistema inteligente, onde é programada a demanda de água para um determinado tipo e fase da cultura e ele se ajusta automaticamente.
Após essas atividades, os alunos desfrutaram de um delicioso almoço, oferecido na sede da fazenda.
No início da tarde as atividades continuaram, com os alunos visitando o curral da fazenda, onde conheceram a máquina de extração de óleo de soja extra virgem e farelo de soja. Alimentada com soja em grão, a extrusão produz esses dois produtos. O óleo é vendido para fábricas de ração e indústrias químicas e o farelo entra na dieta dos animais como fonte proteica. Também aprenderam sobre o sistema de compost barn, que propicia aos animais conforto e bem estar.
No final da tarde, os alunos se despediram, levando consigo um aprendizado enriquecedor e experiências práticas valiosas.
A Fazenda Cananéia planeja sediar mais atividades como esta, apresentando seus processos de produção inovadores na criação de Gado Angus, Aberdeen e Red, e destacando a importância do agronegócio.
Deixar um comentário